Escola Adventista da Vitória
1948, ano em que o mundo ainda respirava as agruras da 2ª grande guerra, pois, só a 3 anos o grande pesadelo começava a ter fim, com a derrota dos Alemães e a vitória dos aliados; a ONU é instituída com a finalidade de promover a paz mundial e manter os direitos constituídos, é neste clima mundial que em Vitória de Santo Antão nascia o sonho de se ter uma escola, que pudesse ajudar os filhos da igreja, como os da comunidade em geral a encontrar uma educação completa.
Os irmãos José Gomes e Minervino com as irmãs, Nara Moreira Guimarães e Aline, iniciaram a realização do sonho dos primeiros irmãos. Entre 1948 a 1957 a escola funcionou de forma precária, porém com alta dedicação de cada pessoa envolvida.
No final de 1957, foram interrompidos os trabalhos, voltando somente no inicio de 1967, (ano em que a ditadura militar estava a toda no Brasil, com o lema “Brasil, ame-o ou deixe-o”). Um ano antes, o Brasil coloca no mercado o primeiro automóvel produzido em solo nacional, o Brasil perdia a Copa da Inglaterra e o mundo começava a viver os chamados anos dourados é neste momento que por incentivo e dedicação dos irmãos Gerson guerra e Avelino e com apoio dos pastores Antenor Cruz e Aurino Que fazem renascer o SONHO. Assim renasce a Nossa Querida Escola Adventista.
Nesse reinicio a escola era muito pequena e sem uma estrutura adequada, ficava nos fundos da pequena igreja, localizada a rua do Barateiro e posteriormente a rua Saldanha da Gama nº 19. (Por um bom tempo ainda funcionou nas dependências da residência da irmã Joaninha Santiago e Djanira Barbosa, que também era Diretora e Professora (tempos difíceis)
Com uma nova visão de crescimento e expansão da educação, foi entendido que era oportuno fazer crescer não somente o número de alunos, mas também a estrutura física, assim começou o sonho de construção de um edifício, onde fosse possível levar a todos os que procuravam uma educação de qualidade, e que fosse mais aprazível aos que buscavam se preparar também para a vida futura.
Hoje 2018, ao comemorarmos 71 anos (sendo 51 ininterruptos) aqui estamos relembrando e comemorando a nossa História Educacional nesta terra de filhos ilustres e heróis anônimos.
Nestes 71 anos muitos passaram por este Centro Educacional e de influência, deixando saudades e levando com certeza um raio de amor, brilho e lealdade a Deus e a Pátria; Esses que outrora aqui estiveram hoje distantes ou presentes serão sempre lembrados.
Alunos de outrora, pais do presente, com certeza conseguem visualizar em seus filhos um pouco de sua própria infância e adolescência. Conseguem ver através de seus pequenos um mundo que já não volta em sua própria vida, mas se faz presente em seus pensamentos e corações.
Com que alegria cantávamos “É BELO NA VERDADE DOS JOVENS A AÇÃO NA ESCOLA ADVENTISTA VEM BEBER A INSTRUÇÃO, A ESCOLA NOS ENSINA O TRABALHO E O DEVER A PATRIA NECESSITA DE JOVENS DE SABER...” estas frases nos fazem relembrar bons momentos, e com saudades olhamos para traz, sem porém nos esquecermos que a nossa frente há uma geração inteira que também precisam participar desta felicidade, nossos filhos e amigos, que hoje encontram-se ligados pelo elo da Educação Adventista; que continuará sendo até a volta de Jesus o maior e mais importante ponto referencial de nossa passagem nesta vida, pois levamos dela o aprendizado secular e a convicção da verdade presente; aprendizado que nos faz ser homens e mulheres respeitados e honrados; verdade que nos faz cristãos esperançosos no retorno de Jesus.
A Escola Adventista de Vitória, honrando a história e a tradição de sua fachada antiga, passou por uma significativa reforma que modernizou sua aparência, tornando-a ainda mais bonita. Uma fachada que não apenas revitaliza o visual da escola, mas também incorpora melhorias na acessibilidade e eficiência. Com novos revestimentos, cores elegantes e detalhes vibrantes, a fachada renovada reflete o compromisso da escola com a excelência e a inovação, proporcionando um ambiente acolhedor e inspirador para toda a comunidade escolar.
A fachada antiga da Escola Adventista de Vitória testemunhou inúmeras histórias e foi o cenário da formação de gerações de alunos, sendo um marco na vida educacional de muitos. Ao longo dos anos, esse espaço acolheu estudantes com seus sonhos e aspirações, proporcionando um ambiente seguro e inspirador para o aprendizado e o crescimento pessoal. Cada parede, cada janela, carregava memórias de momentos significativos, aulas, eventos e amizades que se construíram sob os princípios cristãos e a excelência educacional que a escola sempre prezou.